Em um congresso da FIFA realizado em Luxemburgo, em 1946, ficou decidido que o Brasil seria o país-sede da Copa do Mundo de 1950. A escolha do Brasil não foi devido à capacidade do país e nem ao futebol apresentado pela seleção, mas devido ao fato de que a Europa ainda se recuperava dos danos causados pela 2ª Guerra Mundial, por isso nenhum outro país se candidatou para ser sede do mundial.
Um importante fato para a história das Copas do Mundo foi a nomeação da taça do torneio de "Jules Rimet" (em homenagem ao criador das Copas) devido a uma proposta do vice-presidente da FIFA em 1946. A primeira seleção que conseguisse 3 conquistas de Copa do Mundo ficaria com a taça em definitivo (lembrando que a Itália já tinha 2 títulos e o Uruguai 1), até lá o campeão ficaria com a taça por 4 anos até a disputa da Copa seguinte.
Os países britânicos fizeram um acordo com a FIFA e voltaram a integrá-la (haviam se desfiliado dela durante a 2ª guerra). O Brasil também fez um acordo com a FIFA, aumentando o número de jogos da Copa e transformando a decisão em um quadrangular final.
Mais uma vez algumas ausências marcaram o mundial. A Argentina alegava ter desentendimentos com a CBD (Confederação brasileira de Desportos) e pela 2ª vez seguida não disputou a Copa do Mundo. A França, que tinha se classificado devido à desistência de Portugal, não quis participar pois havia uma tabela de jogos cansativa (teria que viajar de Porto Alegre até Recife e só ter 1 dia de descanso). Na verdade a França temia não ter uma equipe à altura das outras. O Brasil (país-sede) e a Itália (atual campeã) se classificaram automaticamente.
A Itália veio para o Brasil para defender seu título e tentar ficar com a posse definitiva da taça Jules Rimet, mas por motivos trágicos a Azurra (como era apelidada) não pôde nem passar pela fase inicial. No dia 4 de maio de 1949, a equipe do Torino (base da seleção italiana) morreu em um desastre de avião.
A 1ª fase da Copa teve a, até então, maior "zebra" da história da competição. A Inglaterra que não havia se inscrito para nenhuma das Copas anteriores por se julgar superior, sofreu uma humilhante derrota para os EUA por 1x0. Na partida seguinte venceu o Chile, mas voltou a ser derrotada, dessa vez para a Espanha, e assim foi humilhantemente eliminada do mundial, amargando uma 8ª colocação.
O Brasil teve uma 1ª fase um tanto sofrida, mas conseguiu se classificar para o quadrangular final. No 1° jogo uma goleada diante do México por 4x0 no Maracanã lotado (estádio que foi construído especialmente para a Copa do Mundo e tinha capacidade para 200 mil pessoas). O 2° jogo foi um empate por 2x2 contra a Suíça, o que fez com que o Brasil tivesse que vencer o próximo jogo para se classificar. No entanto, o 3° jogo foi um show de futebol na vitória por 2x0 contra a Ioguslávia, com gols de Zizinho e Ademir.
Passada a fase de classificação, apenas 4 seleções se classificaram para a fase final (quadrangular). Eram elas: Brasil, Espanha, Suécia e Uruguai. Todos jogariam com todos e quem somasse mais pontos ficaria com a Jules Rimet até 1954 (vitória=3 pontos, empate=1 ponto e derrota=0 ponto).
Na 1ª rodada tudo deu certo para o Brasil, goleada de 7x1 pra cima da Suécia e empate por 2x2 entre uruguaios e espanhóis. O 2° jogo do Brasil pode ser considerado talvez a melhor exibição da seleção em todos os tempos, 6x1 na Espanha, o que rendeu elogios dos próprios espanhóis à seleção brasileira. Enquanto isso o Uruguai vencia a Suécia por 3x2 (o que fez com que o Brasil precisasse apenas empatar com os uruguaios para ser campeão, mas se perdesse, o título seria novamente da seleção uruguaia).
A final contra o Uruguai seria no Maracanã lotado com 200 mil torcedores. O Brasil era favoritíssimo e poucos em sã consciência acreditaram no que viram naquela tarde. O Brasil até que chegou a abrir o placar, mas aos 20 minutos do 2° tempo cedeu o empate e logo o inacreditável. Aos 34 minutos Ghiggia chutou sem ângulo e Barbosa (goleiro brasileiro) aceitou. O Maracanã terminou aquela tarde calado, vendo o impossível acontecer.
O Uruguai sagrava-se campeão novamente e teria a posse da taça Jules Rimet até 1954.
Nenhum comentário:
Postar um comentário